O que é Ikigai? Entenda e importância do conceito japonês no departamento de vendas

Cada pessoa possui uma missão, tem um motivo para suas particularidades e assim, formas e estratégias de realizar as suas ações perante essa realidade. Mas, se esta missão for descoberta, as coisas se tornem mais fáceis? Sem dúvidas!


Entender o motivo que você acorda todos os dias e o modo de agir perante a isso, facilita e muito a sua trajetória. E este processo de entendimento, chama-se ikigai. Você já ouviu falar dele?


A base do ikigai é justamente a citada anteriormente: entender o motivo de você levantar. Parece simples, mas a maioria das pessoas vivem em um piloto automático e faz as suas funções durante o dia, sem se dar conta da relevância que estas têm. E também do quanto se empenhar para fazê-las da melhor forma, faz parte de um processo em que, as coisas passam a acontecer com muito mais êxito.


O significado do termo se deu através de um conceito japonês e a sua denominação especificamente representa uma vida saudável e feliz, com ideia de longevidade. E como tê-la? Encontrando a sua razão para viver e focando nela.




Como descobrir o seu ikigai?


Para que isso seja possível, é importante estabelecer quais são as coisas que você faz e que te dão prazer e assim, utilizá-las como propósito de vida e permitir que elas te motivem a realizar as suas ações com base nelas. Imagine, por exemplo, que o que te motiva seja o bem-estar de sua família. Neste caso, para que este bem-estar seja possível, o que você pode fazer?


Vale lembrar que quando as pessoas falam em ter uma vida longa, não é só de quantidade de dias vividos que estamos falando e sim da qualidade do tempo. De nada adianta trabalhar vinte horas por dia para alcançar suas metas, se você não poderá desfrutar do dinheiro que conseguiu com este trabalho porque não tem tempo.



É necessário, segundo o ikigai, priorizar a qualidade de vida e assim, estabelecer e organizar seu tempo e ideais de acordo com possibilidades que lhe tragam possibilidades, sejam financeiras ou não, mas sempre não se esquecendo da felicidade.


Mas, sem algo que o motive a correr atrás das coisas, a acordar de manhã empenhado e passar o dia focado, dificilmente você alcançará os princípios do ikigai.

E, engana-se quem pensa que descobrir qual é o seu propósito é tarefa difícil. Ele pode ser identificado inclusive em seus afazeres simples, como sentar para tomar um café. Você vai descobri-lo quando tiver uma conversa com você mesmo e assim, encontrar seus sonhos, suas metas, suas formas de ver as coisas.


Muitas vezes as pessoas não descobrem o seu ikigai porque acabam achando que não pode ser tão óbvio assim. Você precisa fazer algumas reflexões e deixar os seus sonhos e objetivos, em primeiro lugar.



Dicas para você aplicar o ikigai


Conforme destaca a ilustração acima, a construção do ikigai tem quatro bases: paixão, missão, profissão e vocação. A partir delas, responda às perguntas: o que o mundo precisa? O que você ama? Em que você é bom? Pelo que você pode ser pago? Essa argumentação pode não ser fácil e exigirá tempo e dedicação. Quanto mais sinceridade, mais claras serão as descobertas.


Entenda que ikigai não é o objetivo final e sim um estilo de vida, para nos ajudar a ter mais tranquilidade e motivação.


Ikigai não deve gerar uma atitude conformista, de aceitação das coisas e dos acontecimentos. Na verdade, a energia gerada pelo autoconhecimento te permitirá questionar diversos cenários e ter força para agir e mudar o rumo de sua vida.


É errado associar ikigai apenas aos objetivos profissionais. Uma pesquisa de 2010, realizada com 2000 japoneses e divulgada pelo site Model Thinking, mostrou que apenas 31% dos entrevistados destacaram a atividade profissional como seu ikigai.


Também é incorreto atrelar o conceito japonês estritamente ao lazer. Entender que algumas tarefas exigem esforço e dedicação também é uma forma de valorizar o que entendemos como propósito de vida.


E para o vendedor, o que o ikigai representa?


Quem trabalha com vendas, sabe que estabelecer metas e fazer planejamentos são tarefas impressindíveis porem nem sempre fáceis. Isso ocorre justamente porque, o perfil do vendedor geralmente esta ligado a comunicação e execução, e sendo assim, é muito comum que algumas metas sejam estabelecidas apenas de formas temporárias, o que pode acabar prejudicando o desenvolvimento de um resultado em longo prazo.


O ikigai, quando descoberto, faz com que cada pessoa entenda que o motivo que deve acordar todos os dias é o maior motivo para que você não desista de suas metas e se empenhe em alcançá-las. A importância de o vendedor contar com o processo é justamente esta: ter um estímulo que, lhe fará dar o melhor de si em todos os momentos e não apenas temporariamente.


Durante a nossa vida, o ikigai pode mudar. Isso não será um problema, pois, quando entendemos os nossos propósitos, aumentamos a satisfação ao realizar cada objetivo, não importa em qual estágio de vida nos encontramos.


Asserttiva Desenvolvimento Humano

www.asserttiva.com.br

VINTAGE OFFICE

Estrada do Capuava,4421 – salas 320 e 321

Granja Viana - Cotia – Sp

Cep: 06715-410

Telefone: 9 4564-7222

Email: contato@asserttiva.com.br

43 visualizações
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook Asserttiva
image-5.png

Asserttiva Desenvolvimento Humano
Vintage Office
Granja Viana, Cotia, SP

CNPJ 10.835.147/0001-55


 

©2018 Todos os direitos reservados à Asserttiva Desenvolvimento Humano powered by L.earn! Consulting.