Não é mais crise! Estamos em um novo momento do mercado!

Uma das coisas que mais escuto é: não vendo porque o país está em crise. Ou ainda: ninguém está vendendo! Estamos com dificuldades! E por ai vai..

Primeiro é preciso que a gente entenda uma coisa: a crise já passou. E, se você não está vendendo, neste momento, alguém que oferece o mesmo produto que você, está.



Isso porque, não existe o momento certo para vender com relação ao país, mas sim, o momento certo do cliente comprar. O bom vendedor sabe que, crise alguma diminui as suas vendas se ele souber o que está fazendo. Mas você sabe?


Como voltar a vender?


Se você foi uma das pessoas que acabou permitindo que a crise abalasse suas vendas e diminuiu seus lucros devido a isso, é hora de mudar esta realidade. E existem diversas coisas que podem ser feitas objetivando isso. Vamos conhecê-las?


Você pode:


· Aumentar as possibilidades e a frequência com que se comunica com os seus clientes: se antes você procurava os seus clientes a cada três semanas para mostrar o seu trabalho, por que não mudar esse número para uma vez a cada semana?

Se este contato era feito de forma online e há como fazer na presencial, por que não o fazê-lo? É preciso se fazer cada vez mais presente e encontrar formas de isso acontecer de modo concreto, efetivo. Vendas só acontecerão quando o seu cliente entender que pode contar com você para o que precisar.


· Mostrar a eles que você oferece um atendimento diferenciado: seu cliente precisa perceber que ele é alguém importante para você e não apenas mais um. Por isso, a ele é preciso ser dado um atendimento que prove isso.

Sim, você pode utilizar a mesma estratégia com vários clientes, mas, em algum momento, é necessário ter algum tipo de personalização que o faça acreditar que é único para o seu negócio. Lembrar-se de seu aniversário ou de coisas que são importantes para ele, são fundamentais neste processo.



· Encontrar possibilidades de incrementar o seu trabalho, oferecendo opções chamativas e interessantes: este item dependerá de qual produto ou serviço você oferece. De acordo com isso, é possível montar promoções específicas com relação a eles ou ainda, combos em que seja possível adquirir vários itens, por um preço acessível. Tudo isso se baseando na ideia de se diferenciar de seus concorrentes, sair na frente quando o assunto são as vendas.


· Estabeleça estratégias de pré e pós-venda: o vendedor que sabe a importância do pré e do pós-venda, não terá problemas com o seu número de vendas concretizadas. É possível dizer inclusive que, estes processos são uma mistura de todos os itens anteriores. Isso porque, é através deles que você se comunica com o seu cliente, mostra a eles que cada um deles terá um atendimento personalizado e incrementa as possibilidades de seu trabalho.

O pré-venda é o que fará o seu cliente se convencer a respeito do assunto e da sua possibilidade ser a melhor do mercado. Já o pós-venda, ainda mais importante, quase não é feito, por isso, dá um diferencial para quem opta por ele. Nele, o cliente poderá relatar qual foi a sua experiência e o quanto gostou ou não do que adquiriu.


Com estas possibilidades colocadas em prática, as chances de você vender mais e voltar a atingir as suas metas, são muito grandes. Ainda mais agora que você descobriu que a crise já passou e que você nem precisava ter sido refém dela.


Por onde começo ou recomeço?


Se você percebeu que agora é a hora de começar do zero, ou ainda, recomeçar e não sabe por onde, não se preocupe. O mais importante você já fez: admitir que precisa mudar ou então, não conseguirá retornar ao mercado.


Agora, tente colocar cada uma das estratégias vistas acima em prática, uma de cada vez. Teste-as e descubra quais as que melhor se encaixam na sua realidade atual. Se for necessário, busque outras estratégias, inclusive em artigos que você pode ler aqui em nosso blog.


Mas, comece hoje a planejar o que será feito e como. Até que as vendas se concretizem e o dinheiro entre, é um processo e quanto mais tempo você demorar pra começar, mais tarde conseguirá o que deseja.


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