Marketing X Vendas

O marketing hoje é dos grandes aliados as vendas. Mas quero lembrar que o conceito de marketing e vendas, apesar de complementares, são diferentes. E sabe o motivo? Marketing gera leads, deixa nossa empresa, marca, negócio mais conhecido. E vendas fecha negócio.


Com o nosso acesso a tantas possibilidades atuais, quem não entende isso, acaba fazendo marketing achando que está vendendo e fazendo vendas achando que está atuando com marketing.


Mas em que sentido o marketing precisa estar presente no nosso negócio? Tudo depende do seu segmento e do budget (orçamento) que você tem disponível.



E eu posso te garantir que, quanto mais formas encontrar para permitir que seu negócio seja divulgado, mais chances de conseguir fechar vendas.


O primeiro passo então, é descobrir aonde seu público-alvo se encontra. Caso você tenha um negócio local e as vendas em sua maior parte sejam presenciais, é com essa ideia que trabalhará. O que pode ser feito para que, esse público tenha cada vez mais acesso e sua loja ou prestação de serviços?


Quais são os modos de permitir que, por exemplo, sempre que tiver um produto novo, eles consigam ter acesso a eles? Percebe? É uma questão individual do seu negócio de acordo com as possibilidades dele.


Porém, independente de qual seja o seu negócio e as formas como divulga, eu já te adianto o seguinte: utilizar as redes sociais é sempre uma excelente estratégia, e também barata, de se aproximar do seu cliente e ao mesmo tempo, mostrar a ele tudo o que de novo a sua empresa tem a lhe oferecer.


Certo, você pode me dizer, por exemplo, que seu cliente já sabe, não há motivos para repetir. Mas ele precisa se lembrar, todas as vezes que acessar a sua página, que a sua empresa é a melhor opção para sua necessidade.


É preciso investir em marketing pago?


Se for o marketing online, eu te digo, sem pensar muito, que depende. Isso porque, você precisa primeiro, pensar no seu cenário atual. Como andam as suas vendas? Seu número de clientes atualmente está bom? O quanto gostaria de aumentá-los?


Seus espaços virtuais, como site, blog e as próprias redes sociais, estão em dia? Da forma como gostariam? Caso a resposta seja sim, pode se tornar bem interessante fazer alguns investimentos. A minha dica é começar investindo pouco, sem comprometer o seu orçamento e assim que for vendo que tem valido a pena, começar a investir mais. Para alguns clientes eu comento que 10% do faturamento deve ser destinado ao marketing, mas isso se você já estiver com ela bem estruturada.


Métricas são fundamentais para a tomada de decisão. O ideal é que, quando as ações sejam colocadas em prática, você as analise, de modo a perceber o que vem dando certo no seu negócio e o que não deu bons resultados.


Você vai perceber, que assim, será muito mais fácil controlar os seus gastos. Por isso, o melhor é que, quando alguma campanha seja colocada em prática, apenas ela ocorra naquele momento. Assim, os resultados podem ser muito melhores analisados e se saberá que todo aquele rendimento veio daquela situação.



Lembrando que, o planejamento e a organização continuam sendo as melhores estratégias para qualquer negócio, independente de qual seja ou como funciona. E quem planeja e se organiza? Você, sua equipe, enfim, todas as pessoas que fizerem parte das vendas e dos outros processos.


O marketing precisa ser visto como seu aliado em vendas, mas, para isso, não esqueça que precisa entender sobre ele, conhecer as suas possibilidades.


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