top of page

Liderança em vendas

Você se considera um líder? Pergunta difícil de responder, não é mesmo? Vou fazer uma um pouco mais fácil: conhece alguém com quem conviva que, para você, é exemplo de liderança? Qual é o perfil desta pessoa?


No cenário de vendas, muito se fala e pouco se vê quando o assunto é verdadeiros líderes. E a explicação para esta afirmativa é muito simples: Muitas vezes o vendedor que se destaca, batendo metas, acaba virando líder, porem não gosta ou não tem aptidão para liderar. Esse é um erro comum que vejo nas empresas hoje.




Certo, então neste momento, você deve estar se perguntando se vale a pena continuar a leitura, já que não se considera um líder e sim um bom vendedor. Tenho uma boa notícia pra você. Liderança, assim como outras habilidades, pode ser conquistada. Você não precisa nascer líder, você pode se tornar um grande líder, a partir de estudo, e principalmente prática.


E o líder autoritário?


Já se foi o tempo em que o líder era autoritário odiado pelas pessoas da empresa. Hoje, é justamente o contrário. O líder precisa ser o exemplo. E isso significa não precisar mandar. A equipe precisa vê-lo fazendo e então, entender que aquela é a forma correta e que se o fizer deste modo, as coisas passarão a funcionar e ter resultados.


Sim, muitas pessoas continuam sendo líderes negativos e fazendo o processo da forma antiga, mas os resultados que terão não serão os mesmos. Nem seus, nem das suas respectivas equipes. E, estes nem de líderes deveriam ser chamados, apenas se consideram pessoas com liderança.


Qual é o papel do verdadeiro líder?


Quem é líder precisa, primeiramente, ser tolerante. Isso porque, esta tolerância permitirá que ele entenda que as outras pessoas envolvidas em seus processos nem sempre já se encontram aptas para a realização das respectivas atividades e mostrar a elas o caminho certo, sem criticá-las, é o caminho para que a equipe consiga os resultados que espera, o quanto antes.


Com este processo, automaticamente o líder motiva as pessoas a sua volta. Se fosse feito o contrário, além dos processos não serem realizados, haveria outro problema a ser resolvido: pessoas desmotivadas ao redor do líder. No caso de uma empresa, por exemplo, a motivação dos funcionários é fundamental.


Ouvir e aceitar ideias também faz parte do papel de um líder de verdade. Eu digo aceitar, porque apenas ouvir e fingir que estas serão analisadas e quem sabe colocadas em prática, também não ajuda muito e pode acabar cansando, quando isso se repete.




A administração da equipe também costuma ser feita pelo líder. É claro que as empresas, inclusive talvez a sua, possuem gestores e outros cargos, mas os líderes acabam acompanhando os trabalhos mais de perto e isso faz com que muitas vezes seja mais fácil para eles opinarem sobre cargos, funções, contratações.


Todo vendedor é um líder?


Se ainda não é, aprenderá a ser. Posso dizer que todo vendedor que consegue efetivar suas vendas, cumprir suas metas, atingir seus objetivos, é sim um líder. Vendas tem tudo a ver com liderança. Você precisa conduzir um processo de vendas do início ao fim.


Um vendedor que não tem características de liderança dificilmente continuará na área de vendas, pois ao perceber que não alcança seus resultados, percebe que este não é o seu espaço. Sim, as tentativas de mudança de comportamento podem se fazer presentes e a persistência pode provar o contrário, mas a liderança, mesmo que escondida, se faz presente em meio às negociações, quando ela existe, inclusive quando o seu cliente precisa ser convencido sobre algo, por exemplo.


Agora acredito que tenha ficado um pouco mais fácil responder a minha primeira pergunta. Ainda lembra qual era ela?


Asserttiva Desenvolvimento Humano

Telefone: 9 4564-7222




45 visualizações0 comentário
bottom of page