top of page

Feliz 2020! Dicas de como estabelecer prioridades e fazer um planejamento assertivo.

Mais um ano iniciando.. e com ele, novos sonhos, objetivos e a vontade de fazer tudo melhor, com mais produtividade.


Tenho certeza que, em todos os anos novos vocês tem aquela sensação de que vai ser diferente, melhor, que você vai realizar mais objetivos e sonhos. Porem, quando passa esse “vibe positiva” do ano novo, o que normalmente acontece é entrar na rotina, novamente no piloto automático, e como em os demais anos, vai chegando perto do fim e você tem a sensação que o ano voou...e não deu tempo de fazer tudo o que queria!


Se isso já aconteceu com você, vou deixar aqui algumas dicas de como fazer seu ano ser realmente diferente. E a partir de um primeiro ponto: Prioridades! Sim, além de um bom planejamento de metas e objetivos do ano, precisamos deixar em negrito, ou em destaque quais são as suas prioridades ou seja, aquilo que tem mais relevância e precisa ser feito!


Comece listando cinco coisas para fazer essa semana e as coisas que realmente serão mais apuradas. Em todo planejamento seja da semana, mês e ano, deixe em destaque aquilo que faz mais sentido para você e sua empresa.
















Fazer um planejamento, colocar em ordem de importância tudo aquilo que precisa ser feito e dar aquele “checked” quando concluído, faz parte de um processo consciente e até emocional de produtividade. Tome cuidado com a quantidade de objetivos e ou prioridades listadas, pois a não realização daquilo pode levar a sensação de frustação.


Assim, todos os dias você olhará os itens e entenderá que, naquele dia, seu objetivo será aquele, no dia seguinte, outro e assim por diante. É de extrema importância compreender isso, para que o resto possa ser colocado em prática.


No dia um de sua semana, você terá uma coisa para cumprir. Pronto, vai se dedicar a aquilo. No dia dois, terá outra meta e pensará só nela e dessa forma acontecerá.

Quando menos esperar, estará com toda a sua agenda completa e cumprida. E vai perceber que, essa divisão de tarefas e de dias, te permitiu cumprir tudo o que estava pendente.


E o que é prioridade?


No mundo das vendas, o cliente. Sempre. E não importa o que aconteça, ele continuará sendo prioridade. Portanto, sempre o priorize. Se você tiver cem compromissos e um deles for com seu cliente, este será o primeiro de sua lista.


Depois, no resto é possível dar um jeito, adaptar as coisas, mudar alguns horários, caso seja necessário.


Uma dica com relação as suas prioridades é você começar a dividir o seu tempo. Desse modo, digamos que decida destinar oito horas do seu dia para seu trabalho. Assim, vai dividir os seus compromissos profissionais nesse tempo, sem ultrapassá-lo. Duas horas por dia você deixou separado para questões pessoais e assim por diante.




















A divisão de prioridades inclusive pode ser feita de acordo com as divisões: pessoal, profissional, familiar, saúde, financeiro, espiritual e assim por diante.


Uma pessoa que se organiza, tem muito mais chances de ser bem sucedida, porque ela sabe o que ela quer e o quanto vai se esforçar para isso acontecer. Portanto, caso consiga, comece a pensar nisso agora, nesse momento.


Escute as prioridades dos outros


É claro que as suas prioridades, para você, podem parecer as mais relevantes. Mas quando falamos de um negócio, precisamos entender as dos outros também.


Digamos que o seu cliente tenha te sugerido uma alteração em alguma parte da organização de sua empresa. Na próxima vez que ele visitá-la ou for conversar com você sobre negócios, com certeza ele vai querer ver essas mudanças que sugeriu.


Portanto, colocá-las em prática é muito importante. Percebe? Pode ser que a sua prioridade até aquele momento era uma viagem pessoal, mas depois dessa sugestão, passou a ser uma pequena reforma na empresa.


Desse modo, caso você sempre revise as suas prioridades, pelo menos uma ou duas vezes no mês, fica ainda mais fácil de ir riscando as coisas que já cumpriu, mudando de lugar as que você precisa mudar e assim por diante.


E quanto antes conseguir pensar sobre isso e perceber que tudo é uma questão de prioridades, mais resultados terá. Em tudo o que fizer e não apenas nos negócios, posso te garantir.


Caso não goste da ideia de um caderno ou agenda, a dica é fazer as anotações em planilhas do seu computador. Ou então utilizar um aplicativo de planejamento. Eu gosto muito do Trello, Evernote, Todolist, Google Keep.


Pesquise e veja qual o melhor se adapta a sua realidade.

Que seu ano seja muito produtivo! Com prioridades bem definidas e muitas, mas muitas vendas!


Abraço,

Paula Miranda

Asserttiva Desenvolvimento Humano

Telefone: 9 4564-7222

11 visualizações0 comentário
bottom of page