Estratégias que geram resultados em vendas

Quando o assunto são vendas, diversas dúvidas acabam surgindo, sobre, por exemplo, quais são as melhores formas de concretizá-las e alcançar realmente o resultado que se espera.



Mas, antes de tudo, você precisa querer se ajudar. Estar disposto a mudar seus objetivos, traçar novas metas, modificar a forma de ver as coisas.


Escolhendo entre o moderno e o tradicional


Muitas pessoas acreditam que, para terem resultados precisam escolher entre estratégias específicas que já fizeram muito sucesso e agora são os chamados métodos tradicionais, ou as novidades do momento. Mas não, até porque, algumas estratégias nunca saem de moda e continuam surtindo efeito e trazendo resultados. Outras, apenas contam com alguns toques da moderna para sua concretização.


Não há como afirmar que uma delas seja melhor do que a outra, o que precisa ser feito é a aplicação delas e assim, descoberta aquela que melhor se encaixe na sua necessidade.

Lembre apenas dois pontos essenciais: as vendas que você faz não são sobre produtos e sim, pessoas. Isso significa que, entender da pessoa que comprará o seu produto, lhe dará muito mais chances de fechar a venda. Além disso, sua venda tem a exigência de processos em meio a ela e não acontece de uma hora para outra.


Isso significa que, independente se optar pelo método tradicional ou moderno, ainda assim terá que ter cautela e paciência quanto à negociação, saber a hora certa de vender, de oferecer o produto e assim por diante.


Conhecendo as estratégias


A seguir, você conhecerá algumas estratégias de vendas que geram resultados. É possível colocar uma ou várias delas em prática ao mesmo tempo, dependendo do seu contexto de vendas.


· Opte por um nicho: sabe aquele vendedor que oferece diversos produtos, de marcas e modelos variados? Nem sempre esta é uma boa ideia, porque faz com que ele não seja lembrado especificamente referente a um produto ou marca só. É muito diferente de alguém que ganha credibilidade por ser o melhor a vender aquele determinado serviço. Escolher um nicho facilita todo o processo de reconhecimento e possibilidades de vendas.


· Facilite as tarefas através de automatização: nem tudo precisa ser feito de forma manual. Você pode facilitar o seu trabalho e diminuir o tempo gasto com tarefas, permitindo que algumas delas possam ser automatizadas. Um exemplo é contar com sistemas de planejamento, com planilhas e dados dos clientes. Eles continuarão recebendo atendimento personalizado, mas você diminuirá o trabalho que estas negociações dão.


· Escute mais do que fale: o vendedor de hoje ouve. Ele quase não fala. Se alguém te procura para comprar o seu produto, provavelmente todas as especificações relacionadas a ele já são de conhecimento de seu consumidor. Você só precisa apresentar a ele os motivos que te diferenciam de outros vendedores. E pronto: sua venda será concretizada. Esqueça aquela ideia de que um bom vendedor não para de falar. E aprenda a perguntar. Questionar as coisas certas e saber ouvir as respostas que lhe são dadas. Com elas, você pode ir montando o seu plano de vendas.


· Foque na dor do seu cliente: esta estratégia é a parte mais importante e nunca deve ser deixada de lado. O seu cliente tem uma dor, um problema a ser resolvido e é o seu produto ou serviço que fará isso. Isso significa que, ao apresenta-lo ao consumidor, você deve deixar clara esta questão: os benefícios que ele terá com a compra. Assim, dificilmente ele achará, por exemplo, que há inutilidade no gasto que ele terá comprando, ou ainda, que este não é o momento certo. Ele vai comprar e pronto.


Você já conhecia algumas dessas estratégias? Escolheu aquelas que, começará colocando em prática? Lembre-se de planejar o que e como fará, para que assim, depois possa analisar e verificar os resultados que encontrou a partir das ações feitas.


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