Descubra quem é o seu cliente!

Atualizado: 12 de Jul de 2019

Descobrir quem é o seu cliente é fundamental quando o assunto é alcançar resultados. Isso porque, essa definição ajuda a estruturar um plano de vendas com um foco no público-alvo. E, é este público-alvo o responsável por todo o seu planejamento.


Mas, muitas pessoas não sabem nem por onde começar quando o objetivo é descobrir esse cliente, além de outras pessoas acreditarem saber exatamente quem são e se enganarem.

Antes de mais nada, é importante lembrar que todas as empresas que têm seus trabalhos focados no cliente possuem muito mais possibilidade de sucesso do que as que só pensam no lucro e não planejam a venda com foco no cliente.


E, esse foco no cliente e em conhece-lo, inclui também entender qual é a sua avaliação do produto adquirido, ou seja, ter um pós-venda com o cliente e não apenas o pré, já que é justamente no pós-venda que serão identificadas as questões que precisam ser melhoradas na empresa.


Após identificar o meu cliente, o que devo fazer?

Muitas pessoas até chegam a identificar o seu cliente, mas acabam se perdendo no que fazer com essa informação. Existem diversas possibilidades com relação a isso.


Avaliação da sua satisfação: essa avaliação precisa ser feita com relação ao produto, como já citado e também quanto ao atendimento recebido. Ela é, como se fosse um feedback, que pode e deve ser utilizado para melhorias pessoais e empresariais.


O suporte dado ao cliente: sabe-se que, a maioria das empresas grandes possuem possibilidades inúmeras de suporte para seus clientes, que incluem chat’s, espaços virtuais, etc… Todas as empresas precisam encontrar uma forma de dar esse suporte e assim, permitir que o cliente possa se comunicar, questionar, reclamar ou simplesmente elogiar o produto.


Soluções: se o cliente está com um problema, ele deseja encontrar soluções e estas, precisam ser dadas pela empresa. São elas que permitirão que o cliente solucione o seu problema e continue acreditando que pode contar com a sua empresa e adquirir os seus produtos ou serviços futuramente.


Marketing e gestão de clientes: a empresa precisa sempre, pensando no seu público-alvo, investir em marketing e na gestão destes consumidores, encontrando estratégias que auxiliem a empresa a conseguir aquilo que ela espera.


Encontrar formas de se aproximar dos clientes: a aproximação dos clientes também é fundamental quando o assunto é conhecê-lo e mantê-lo. E, para isso, você precisa entender como ele pensa e age. Se o seu público-alvo tem a faixa etária de sessenta anos, por exemplo, o seu foco não será investir em propagandas no Instagram, assim como, se ele for jovem, o foco não será na distribuição de folders.


Pesquisas: pesquisas são sempre bem-vindas e podem identificar diversos aspectos, como o que pode ser melhorado em sua empresa, o que está bom, como anda o atendimento e assim por diante. Elas podem ser deixadas através de um questionário que pode ficar na própria loja física ou ainda em espaços virtuais.


E depois disso?


Depois do seu público já identificado e das possibilidades acima colocadas em prática, é preciso continuar entendendo o comportamento do seu consumidor e cada vez mais, trabalhar estratégias para agradá-lo. Sabe-se que, um dos maiores desafios de empresários atualmente é vencer a concorrência, e para isso também é de extrema importância conhecer o que sua concorrência faz pelos clientes dela, para que sua empresa possa superar as expectativas do mercado. A dica é: entregue mais do que prometeu ao seu cliente para poder surpreender!


Quanto mais opções forem disponibilizadas para o seu cliente, mais chances este terá de se encontrar nos seus produtos e serviços na forma como naquele espaço ele é atendido e assim, escolher a sua empresa como única para ele naquele segmento.


Cabe lembrar ainda, que hoje, o público acaba encontrando muito mais informações devido as redes sociais e isso nem sempre se torna positivo, uma vez que o seu cliente pode, em segundos, encontrar um preço melhor que o seu e assim, uma nova opção de compra.

Por isso a importância de estar presente em todos os segmentos possíveis. Até porque, esse público da nova era, que é a digital, tende a ser muito mais crítico e deixar muito mais claro a sua opinião sobre as coisas.


Antes, por exemplo, quando alguém não gostava de um produto ia até a loja e fazia uma reclamação. Hoje, basta entrar na página do Facebook da loja ou no próprio Google e registrar a má avaliação, que ficará ali para qualquer outro cliente visualizar.


Então, além de todo o procedimento já citado, é preciso fazer com que o seu cliente se sinta privilegiado e assim, conte com um atendimento personalizado e específico criado para ele. É o mínimo que ele espera encontrar, na sua empresa, ou em qualquer outra que ele possa encontrar ao procurar possibilidades na forma virtual ou física.


Vale lembrar que, é muito mais vantajoso e menos custoso para a empresa manter um cliente do que adquirir um novo. E isso implica em todas as questões citadas anteriormente. Além do que, um cliente satisfeito te trará diversos outros consumidores através da indicação, enquanto um cliente ruim te tirará muito mais.


É preciso pensar então, qual é o tipo de empresa que você deseja ter, assim como o perfil de clientes que almeja. Chamamos isso atualmente de “persona”. Se a sua resposta for, tanto faz, desde que estes lhe tragam lucro, sinto informar, mas você está fazendo tudo errado. Já passou da hora de você parar para analisar as vendas que tem feito e quem são os consumidores envolvidos. Espero que este artigo lhe ajude no seu planejamento empresarial a partir de agora!



Sobre Paula Miranda

Master Coach, vendedora, treinadora, palestrante, escritora, practitioner em PNL, master em mentoring e Advice, atua também como trainer no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário FEI.

Sócia- Proprietária da ASSERTTIVA Desenvolvimento Humano, atuou como executiva em empresas nacionais e multinacionais, teve escolas de idiomas por mais de 10 anos e trabalhou em grandes franqueadoras e editoras do mercado de ensino de línguas.

Trabalha a 21 anos inspirando, motivando, conduzindo e desenvolvendo pessoas. Especialista em gestão de equipes comerciais, team Coaching, capacitação, consultoria, treinamentos de vendas e palestras direcionadas, apoiando líderes e gestores a acelerarem seu potencial atingindo a alta performance e maximização de resultados.



Asserttiva Desenvolvimento Humano

www.asserttiva.com.br

VINTAGE OFFICE

Estrada do Capuava,4421 – salas 320 e 321

Granja Viana - Cotia – Sp

Cep: 06715-410

Telefone: 9 4564-7222

Email: contato@asserttiva.com.br

0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook Asserttiva
image-5.png

Asserttiva Desenvolvimento Humano
Vintage Office
Granja Viana, Cotia, SP

CNPJ 10.835.147/0001-55


 

©2018 Todos os direitos reservados à Asserttiva Desenvolvimento Humano powered by L.earn! Consulting.