Desafios da gestão em empresas familiares

Empresas familiares são comuns, assim como os desafios que a sua gestão acabam trazendo. É importante ter a consciência de quais são os desafios enfrentados e nesse artigo sugiro algumas dicas para minimizar os conflitos.



Vale lembrar que, a maioria das empresas do mundo tem em sua base a família trabalhando. Mas, o que prejudica este conceito é que, por esse fator ser comum, as pessoas acreditarem ser normal também, colocar qualquer pessoa sem a qualificação necessária para determinado cargo, apenas por ser da família e assim, manter as tradições.

Alguns conflitos comuns em empresas familiares


Existem alguns conflitos que são mais comuns do que se pensa quando o assunto são empresas familiares. E, para que a empresa dê certo, estes precisam ser vencidos. Veja:


· Conflitos de interesses entre os familiares: os familiares costumam ter interesses parecidos, como o poder da empresa, por exemplo, por isso, conflitos relacionados a isso são comuns.


· Disputas de poder e cargos: cargos são sonhados e conquistados a todo custo em empresas familiares. Principalmente se eles tiverem relação com a gerência.

· Problemas com funcionários que não são da família: funcionários que não fazem parte da família costumam ser uma ameaça para os familiares. Muitas vezes chegam a ganhar a conta não por incompetência, mas por serem vistos como problema.


· Inaptidão para algumas funções e/ou falta de comprometimento: nem todas as pessoas da família necessariamente possuem a melhor aptidão para ocuparem alguns cargos.

· Falta de interesse em inovação: as empresas familiares são conhecidas pelos métodos tradicionais de trabalharem com os seus funcionários e clientes e isso, algumas vezes acaba impedindo de inovações positivas, como tecnológicas, por exemplo, aconteçam.


· Controle de emoções: nem sempre o controle das emoções é fácil quando o assunto são conflitos familiares e quando há ainda o envolvimento de trabalho, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas.




Estas são algumas das explicações para tantas empresas familiares acabarem fechando porque não conseguem resolver seus conflitos e manter o seu fluxo de trabalho. Mas, existem estratégias que podem ajudar a resolver estes problemas. Vamos conhecê-las?


Resolvendo conflitos relacionados à gestão de empresas familiares


Se o seu objetivo é a resolução dos conflitos encontrados na gestão de sua empresa familiar, saiba que esta é possível através de algumas estratégias. O responsável pela empresa deve:


1. Ter metas e objetivos definidos: sem metas e objetivos a serem cumpridos, dificilmente se conseguirá fazer os resultados acontecerem. Quem administra a instituição precisa conversar com a sua equipe e deixar claro a ela o que terá que ser feito para se chegar aonde se deseja. Neste caso, inclusive promoções e aumento de cargos podem ser oferecidos caso as metas sejam cumpridas.


2. Optar por um processo de tomadas de decisões: para colocar em prática o processo de tomada de decisões, é preciso, primeiramente, identificar o problema a ser resolvido. Em seguida, é feita a coleta de dados com relação a ele, que servirá como base para que você chegue a um resultado. Pode ser, por exemplo, uma entrevista a seus funcionários questionando-os sobre situações da empresa. Então, se tem alternativas que podem ajudar neste processo de resolução do problema e uma delas, a mais indicada, é a escolhida e colocada em prática. Depois, é necessário acompanhar o processo para que se perceba se o resultado realmente tem acontecido. Caso a resposta seja não, basta recomeçar o seu processo de tomada de decisões.


3. Determinar planos para que a sucessão ocorra: se a empresa tiver por escrito como se fosse um esquema em que estejam inseridas formas de subir de cargo de acordo com critérios pré-estabelecidos, como bater metas, por exemplo, não só em quantidade, como em qualidade, não haverá problemas com relação aos funcionários da empresa serem em sua maioria membros da família, uma vez que, eles concorrerão de forma direta com quem não é. Assim, as pessoas passam a ter destaque, cargos, salários, a partir de seu trabalho e mérito com relação a ele.


As empresas familiares podem continuar se destacando no mercado mundial, basta que entendam que, para isso, algumas estratégias e combinados precisam ser feitos.


Asserttiva Desenvolvimento Humano

www.asserttiva.com.br

Telefone: 9 4564-7222

Email: contato@asserttiva.com.br

47 visualizações
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook Asserttiva
image-5.png

Asserttiva Desenvolvimento Humano
Vintage Office
Granja Viana, Cotia, SP

CNPJ 10.835.147/0001-55


 

©2018 Todos os direitos reservados à Asserttiva Desenvolvimento Humano powered by L.earn! Consulting.