top of page

Crescimento profissional e desenvolvimento pessoal caminham juntos

Atualizado: 11 de jul. de 2019



Você já sabe que o desenvolvimento pessoal é uma das habilidades que precisa ser trabalhada para gerar melhores resultados, sejam eles no trabalho ou na vida pessoal. Mas, para que este desenvolvimento aconteça, é necessário primeiro se conhecer e identificar qual é o seu potencial máximo e trabalhar para atingi-lo.

Desenvolver-se pessoalmente é potencializar todas as habilidades existentes em você, para que assim, elas sejam exploradas ao máximo e, se melhore cada vez mais em diversos aspectos.


Essa necessidade de mudança normalmente está atrelada a necessidades como melhorar a performance no trabalho, conseguir chegar a outros cargos almejados ou até mais pessoais, como melhorar o potencial e aprimorar qualidades específicas.


É como se,com o desenvolvimento pessoal fosse possível ter maior controle de si, ao ponto de conseguir administrar sua própria vida e seu trabalho, sem que isso traga problemas. E, é justamente essa realização pessoal que modifica todas as esferas.


Como atingir a realização pessoal?


Em um primeiro momento, é preciso ter um objetivo bem claro e, a partir dele, trabalhar a sua potencialidade. Isso porque, sem traçar objetivos, dificilmente algum resultado será alcançado. Então quer dizer que apenas um problema será trabalhado? De forma alguma, mas precisa-se começar por um.


Depois de estabelece-lo, as perguntas são como se deseja chegar lá, em quanto tempo se espera conseguir, o que precisará ser feito, de que forma. Para isso, o planejamento é o mais recomendado. Trace suas metas, anote, risque, marque os pontos já alcançados, adapte as mudanças necessárias e continue sempre focando aonde deseja chegar.

Depois disso, com o planejamento já traçado, é necessário investir em si mesmo. Esse investimento inclui se dedicar a tudo que possa fazer você crescer e otimizar recursos básicos e específicos. Isso inclui palestras, leituras, projetos, sempre focando no objetivo inicial, que será os eu foco.


É claro que, em meio a esse investimento, outras habilidades serão desenvolvidas automaticamente, mesmo sem estas serem necessariamente o foco e até mesmo, sem que se perceba que elas estão em fase de progresso.


Mas e o investimento? Ele se faz necessário? Sem dúvidas, mas como o nome já diz, você está investindo em si mesmo, portanto, não é um gasto.


Outro ponto importante encontrado quando o seu foco for a capacitação se encontra na ideia de encontrar diversas pessoas com o mesmo objetivo que o seu e assim, automaticamente trocar ideias e construir diversos objetivos e metas a serem alcançadas a partir das ideias que ouvir.


Outra forma de trabalhar o desenvolvimento pessoal e a sua relação com a realização está em fazer perguntas para si mesmo e assim, passar a se conhecer através das respostas alcançadas. Mas, para que esta forma de se autoconhecer funcione, é preciso estar disposto a realmente ser sincero e assim, se descobrir, uma vez que, muitas pessoas acabam se equivocando por não conseguirem admitir seus próprios erros e então, não encontrarem o que precisam nas perguntas.


Mas afinal, o desenvolvimento pessoal é mesmo importante?


A mente mais positiva é um dos motivos que faz com que muitas pessoas procurem conhecer e se aprimorar dos conhecimentos trazidos pelo desenvolvimento pessoal. Isso porque, o ditado que diz que atraímos as coisas que pensamos dá muito certo e faz toda a diferença em suas ações.




Isso porque, quando você passa a realmente acreditar em algo, tudo o que fizer a partir dali será mais um passo para atingir esse objetivo. Do contrário, com pensamento negativo, o contrário acontecerá: não será feito nada justamente por se achar que não dará certo.


Portanto, a partir do momento em que o desenvolvimento pessoal te dá um norte, um propósito que se torna sua busca diária, as coisas passam a dar certo automaticamente, não apenas por se acreditar naquilo, mas pelas atitudes que passam a ser desenvolvidas a partir desse acreditar.


Porém, não se pode achar que é simples, que basta decidir que os conceitos do desenvolvimento pessoal serão aplicados e pronto. Existem diversos desafios em torno dessa realidade. E, é preciso entender que problemas aparecerão, como acontece em qualquer outro aspecto, e está tudo bem. Não se pode simplesmente desistir de tudo e achar que não vale a pena.


Um dos problemas comuns que aparecem quando se busca o desenvolvimento pessoal é a demora para se autoconhecer. Antes de cada um admitir seus próprios erros e falhas, muito tempo e equívocos vão acontecendo. Outro ponto importante é que cada um tem o seu tempo e ele não deve ser atropelado.


Não é porque o seu colega conseguiu desenvolver suas habilidades em um mês que você precisa fazer o mesmo nesse tempo. Quando essas questões passam a ser entendidas, todo o resto passa a fazer sentido.


O trajeto em busca do desenvolvimento pessoal, passa a ser entendido então, como demorado e com desafios, porém, com benefícios inúmeros. Quais?


Benefícios do desenvolvimento pessoal


1. Aprendizagem: um dos benefícios do desenvolvimento pessoal é a aprendizagem. E, para que esta aprendizagem aconteça, tomar as decisões certas está entre os pontos mais relevantes. Neste item também se encaixa a capacidade de aprender com os erros e assim, usá-los como modelos.


2. Aprender a planejar: uma das coisas que acontecem quando o desenvolvimento pessoal ocorre é o aprendizado do planejamento. Não há como negar os benefícios dessa questão, uma vez que, o planejamento é quem permite se chegar aonde se quiser.


3. Término da procrastinação: todo mundo sabe os problemas trazidos com a famosa procrastinação. E estes podem acabar se o desenvolvimento pessoal for trabalhado.

Dessa forma, observa-se que só existem benefícios em meio a este trabalho e que o início dele, só depende de você. Portanto, trace suas metas agora mesmo!


Sobre Paula Miranda

Master Coach, vendedora, treinadora, palestrante, escritora, practitioner em PNL, master em mentoring e Advice, atua também como trainer no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário FEI.

Sócia- Proprietária da ASSERTTIVA Desenvolvimento Humano, atuou como executiva em empresas nacionais e multinacionais, teve escolas de idiomas por mais de 10 anos e trabalhou em grandes franqueadoras e editoras do mercado de ensino de línguas.

Trabalha a 21 anos inspirando, motivando, conduzindo e desenvolvendo pessoas. Especialista em gestão de equipes comerciais, team Coaching, capacitação, consultoria, treinamentos de vendas e palestras direcionadas, apoiando líderes e gestores a acelerarem seu potencial atingindo a alta performance e maximização de resultados.



Asserttiva Desenvolvimento Humano

VINTAGE OFFICE

Estrada do Capuava,4421 – salas 320 e 321

Granja Viana - Cotia – Sp

Cep: 06715-410

Telefone: 9 4564-7222

96 visualizações0 comentário
bottom of page