top of page

Como minimizar o impacto do coronavírus nas suas vendas.

Nessa última semana o Brasil sentiu de perto os impactos de uma crise que um vírus pode causar. Eventos cancelados, reuniões adiadas, contratos parados e os profissionais de vendas, que na maior parte das vezes sobrevivem de comissões, se perguntando o que vai acontecer daqui ´pra frente e quais os reais impactos que o mercado irá sofrer.


São perguntas ainda sem respostas, porém o que sabemos é que esse momento nos leva a algumas reflexões, necessárias e profundas. A primeira delas é a importância de manter o equilíbrio emocional. Pior do que uma pandemia é o que um estado emocional desequilibrado pode nos trazer: depressão, ansiedade, angustia, pessoas que estão desistindo de sonhar e só falando do caos.


Em um cenário como esse, existem três tipos de pessoas: As que entram em um ciclo de vibrações negativas, não param de assistir o noticiário sempre com as mesmas péssimas notícias e não conseguem elevar seu pensamento. Não conseguem ver luz, nem nada positivo numa crise como essa.


Também existem as pessoas que ficam paralisadas. Não conseguem agir, simplesmente param. Não fazem nada e esperam a tempestade parar.


Por outro lado, existem as que se reinventam e buscam novas alternativas de trabalho. E é com essas pessoas que quero falar.


Sei que é clichê dizer que em toda a crise existe oportunidades. Mas, sendo muito pratica, esse é o momento de você crescer, melhorar, se desenvolver. Trabalhar em home offices, para muitos já é um desafio, e dessa vez não está sendo opcional. Ou seja, mudar sua forma de trabalhar, já propõe um crescimento pessoal e profissional. Deixar de ficar uma, duas ou três horas no trânsito te proporciona assistir vídeos que capacitação que irão te deixar ainda melhor. Ler livros que estavam na sua cabeceira por meses e além disso, fazer um follow up bacana com os clientes que você teve contato nos últimos meses. Aproveite e afie o machado. Quando tudo passar, você vai se sentir mais preparado e certamente irá para um próximo nível.



Se você quer continuar fechando vendas, a hora é de se conectar e se relacionar com o seu cliente. De verdade. Sem pressa. De fazer uma ligação se preocupando, compartilhando algo legal que pode ajudar ele nesse momento.


Além de trabalhar de casa, nós vendedores temos que nos acostumar com uma nova realidade: fazer reuniões por conferências. Falo isso nos meus treinamentos há algum tempo. Independente da questão do vírus. Esse é uma realidade, sem volta. O vendedor precisa saber criar conexão com o cliente através de uma conferencia via vídeo online e além disso ter um processo de vendas muito bem definido. Esses são as duas coisas mais importantes numa venda: conexão e processo. Se você tiver, pode ter certeza que você irá conseguir minimizar e muito essa crise que todos estamos enfrentando.


Se desafie a fazer coisas novas


Fazer podcasts, criar lives do assunto que você entende e vende, faz total sentido nesse momento. O mercado é escasso de vendedores corajosos que pegam o celular e compartilham dicas. É hora de se desafiar. Pegue seu celular, e vai em frente!

E, tudo através de uma análise, seguida por um planejamento e acompanhamento. Ou seja, é uma possibilidade simples e concreta na resolução destas questões.



Dicas práticas de como continuar vendendo online:


Após procurar e estudar uma serie de ferramentas de trabalho online, compartilho aqui algumas que podem fazer sentido pra você.


1. Whereby: Ambiente friendly, fácil de usar. Versão gratuita para até 3 participantes

2. Zoom: Bom e gratuito para versões até 20 pessoas

3. Hangout Meets – Excelente! Vai ficar gratuito até final de julho/2020 por conta da crise do coronavirus.

4. Gotomeeting – Muito bom, versão até 151 participante com bom custo benefício.

5. GotoWebinar – da mesma empresa do GotoMeeting, mas acho ainda melhor. Tem algumas versões demo para você testar.


Isso certamente vai passar. E quando passar, você vai ser ainda melhor, pois em crises, encontramos forças que nem sabíamos que tínhamos.


Nesse momento, sugiro que você se movimente na direção do bem: ajude as pessoas a se manterem no positivo, ajude as pessoas a serem luz. Seja luz.



Asserttiva Desenvolvimento Humano

Telefone: 9 4564-7222

75 visualizações0 comentário
bottom of page