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As desculpas típicas de quem não bate metas!

Atualizado: 13 de set. de 2019

O vendedor que não tem alcançado o resultado que espera, costuma ter algumas desculpas para isso. Você é um deles? Ou conhece alguém assim? Se a resposta foi sim, você está lendo o artigo certo.



É preciso pensar além das desculpas, criar estratégias, soluções para os problemas e não focar neles, como algumas pessoas fazem. Vamos conhecer os típicos motivos pelos quais as pessoas não vendem?


Frases mais ouvidas


1- Estamos em crise: certo, a crise existiu e pode voltar. Mas você não precisa permitir que ela atrapalhe os seus negócios, pode conseguir vender mesmo em meio a ela. Crie promoções específicas, pacotes de produtos e/ou serviços que sejam atrativos para o seu cliente e passe por essa fase da melhor forma que conseguir. Não é mais crise! É um novo momento do mercado!


2- Ninguém está comprando, ninguém tem dinheiro: Aceite que dói menos: As pessoas não estão comprando com você, mas estão comprando o o mesmo produto da concorrência. Você já viu um lançamento de celular novo não acontecer por medo de não vender? Eu nunca. São prioridades que as pessoas dão de acordo com as necessidades que elas acreditam que tem.


3- Temos concorrentes quebrando: e isso não é bom? Não são menos pessoas para competir com você? É exatamente isso que você deve pensar. Tudo bem, algumas pessoas não tiveram condições de manter o seu negócio, por falta de inovações ou de condições, mas isso não precisa acontecer com você. Faça diferente, crie novas opções, estabeleça metas, cumpra-as.


4- Temos concorrentes demais: isso é um fato. Independente de qual é o tipo de produto ou serviço que você venda, realmente terá concorrência. Veja pelo lado bom: se diferencie dos seus concorrentes, crie meios para isso, estratégias, formas de se diferenciar. E coloque-as em prática.



5- Meu cliente só compra baseado em preço: e você mostrou para ele o que faz com que ele tenha muito mais vantagens comprando com você do que se baseando em preços? Este é o segredo: antes de mostrar o seu valor, você deve apresentar os seus produtos e todos os seus benefícios. Se ele estiver convencido, pagará o preço que for.


Acabando com as desculpas


Você viu que para cada desculpa, há diversas formas de acabar com elas? Você só precisa decidir querer fazer isso e colocar em prática. A menos que estas desculpas paguem as suas contas e sejam úteis para você, é hora de começar a sua mudança de repertório agora.


Por que agora? Porque quanto mais tempo você demorar, mais chances você terá de continuar não concretizando suas vendas. E quando falo em concretização é conseguir finalizar todo o processo. Escuto tanta gente dizendo que possui uma carteira com oitenta clientes e a pessoa não fecha nem duas vendas no mês. São clientes mesmo? Ou leads que precisariam de estratégias para serem conquistados?


É isso que precisa constar no seu planejamento e na sua estratégia de vendas, o que precisa ser feito para, cada vez ter mais clientes e resultados. Desculpas demoram muito tempo para serem elaboradas, tempo este que poderia ser investido na criação de novas estratégias e metodologias.


Que tipo de vendedor você é e como quer ser? Junto com este quer ser, entende-se quer ser visto pelos seus clientes também. A escolha é sua e só depende de você. Mas fazê-la é fundamental ou as coisas continuaram como estão e as desculpas típicas de quem não vende serão sempre a sua escolha.


Asserttiva Desenvolvimento Humano

Telefone: 9 4564-7222

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