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Asserttiva Desenvolvimento Humano
Vintage Office
Estrada do Capuava, 4421, Salas 320 e 321
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Aprenda a vender HOJE!

As vendas são o foco de qualquer pessoa e/ou empresa, uma vez que são elas que levarão ao resultado. Por mais que os outros processos sejam importantes, a venda é a concretização deles.


Quer ver um exemplo? Você fez tudo certo, planejou a venda, organizou cada detalhe, mas não vendeu. O seu chefe vai se importar com o processo? Não, ele vai querer a finalização. Agora, você nem planejou tanto assim, mas disparou as vendas da empresa.

Qual das duas possibilidades te dará destaque? A primeira, certo? Portanto, é preciso saber vender e justamente sobre isso que falaremos agora.


O que preciso fazer?

Saber negociar é um dos segredos. A intenção cliente, de modo geral, pode ser percebida através da forma como ele está interagindo com você. É possível notar se ele realmente está interessado na compra ou não, se aquilo, naquele momento, não é sua prioridade. E, a partir disso, diversas estratégias podem ser trabalhadas.





Se o cliente se mostra muito interessado, por exemplo, usar o gatilho da urgência faz toda a diferença e permite que o cliente realmente efetive a compra naquele momento. Se você vende móveis, o exemplo seria dizer ao cliente que só existem mais cinco unidades do produto nessa qualidade e valor. Assim, a venda se concretizará com facilidade.

Se o cliente não mostrar essa pressa, mas sim algum interesse para compra futura, é preciso mostrar a ele todas as possibilidades, anotar o seu contato, continuar encaminhando a ele as novidades e sempre deixar claro que você e a empresa estarão ali quando ele precisar.


E quanto aos clientes indecisos? Existirão clientes indecisos em todos os lugares, o tempo todo. E são justamente eles que não poderão ser deixados de lado. Um cliente que te procura e diz que fechará com você, é muito mais fácil de se lidar com outro que nem sempre sabe se a sua empresa é melhor ou da sua concorrência.

Os indecisos precisam, através do vendedor, ter a comprovação de que o serviço é bom e ele é realmente o que se procura. E para isso, a paciência do vendedor é uma das características mais importantes.


Além disso, ouvir o seu cliente é primordial em todos os processos da venda. Muitas vezes, os vendedores acabam falando sem parar sobre as vantagens dos seus produtos e isso faz com que os clientes não queiram fechar a venda justamente por isso.

Quem deseja efetivar a venda precisa saber fazer as perguntas certas e, mais do que isso, responder ao que o cliente questiona sem equívocos. O cliente procura a sinceridade e precisa encontrá-la. Em um primeiro momento pode até parecer simples enganar o cliente, com benefícios que o produto não possui, mas as consequências pós-venda podem não ser positivas. Lembre-se, por exemplo, que manter um cliente é muito mais vantajoso para empresa do que precisar adquirir um novo.


Trazer sempre inovações para suas vendas também permitem que você saia na frente quando o assunto é fechar contratos e serviços. Os clientes, cada vez mais, encontram no meio digital novas possibilidades e ideias e quando vão comprar algum produto, desejam que este seja o mais tecnológico, com todas as possibilidades possíveis.

Por isso, sempre inovar é o segredo para passar sua concorrência e conquistar cada vez mais, clientes e vendas concretas.


Desvende a necessidade do seu cliente e mostre que você possui as ferramentas necessárias para suprir essa necessidade, o produto que ele espera. Fica muito mais fácil vender quando já se sabe o que ele deseja. Uma das formas de conhece-los é através do diálogo e das redes sociais da empresa. Neste espaço, os clientes costumam comentar e publicar sobre suas avaliações com relação aos produtos, necessidades do momento e assim por diante.



Então, basta que a empresa contate o cliente e assim, mostre a ele exatamente aquilo que ele deseja ver. Dessa forma, a finalização da venda é praticamente certa.


E quanto as qualidades do vendedor? Quais deveriam ser?

O vendedor, além das habilidades citadas acima, que precisam fazer parte do seu dia a dia com as vendas, também precisa ter algumas qualidades. Elas são variadas e algumas delas são mais relevantes do que outras.

· A evolução constante é uma delas. Normalmente, os vendedores costumam acreditar que, porque já tem bons resultados em suas vendas, não precisam evoluir mais. Mas é justamente ao contrário. A evolução contínua se faz necessária para cada vez mais vendas ocorrerem e a concorrência não ser um problema.

· Estar sempre atualizado também se faz necessário para a concretização das vendas. Isso porque, todas as empresas estão se atualizando, portanto, quem não o fizer, ficará para traz. Essa atualização inclui estudo e empenho, inclusive em detalhes específicos como o marketing digital, além de participar constantemente de treinamentos de vendas.

· O espírito de liderança é outro diferencial de um bom vendedor. Isso fará com que ele consiga utilizar a comunicação para atingir os seus objetivos e concretizar as suas vendas. Quem o possui sai na frente de todas as outras pessoas que não conseguem obter essa liderança.



Não existe mágica, existem comprometimento

Após conhecermos algumas habilidades necessárias para quem deseja aprender a vender, é importante entender que, não existe mágica. O comportamento de cada vendedor é o que fará dele um sucesso ou não. E, este comportamento pode e deve ser modificado de acordo com as necessidades do momento.

E lembre-se que, todo vendedor sempre é um empreendedor. E, empreendedores sempre buscam inovações e possibilidades de atingir o seu público de forma variada e concreta.

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Sobre Paula Miranda

Master Coach, vendedora, treinadora, palestrante, escritora, practitioner em PNL, master em mentoring e Advice, atua também como trainer no Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

Graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário FEI.

Sócia- Proprietária da ASSERTTIVA Desenvolvimento Humano, atuou como executiva em empresas nacionais e multinacionais, teve escolas de idiomas por mais de 10 anos e trabalhou em grandes franqueadoras e editoras do mercado de ensino de línguas.

Trabalha a 21 anos inspirando, motivando, conduzindo e desenvolvendo pessoas. Especialista em gestão de equipes comerciais, team Coaching, capacitação, consultoria, treinamentos de vendas e palestras direcionadas, apoiando líderes e gestores a acelerarem seu potencial atingindo a alta performance e maximização de resultados.

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