Aprenda a dizer não.

Atualizado: 7 de Set de 2019

Uma das maiores dificuldades das pessoas é aprender a dizer não. Isso porque, leva a entender que você não é uma pessoa colaborativa, que não está fazendo ou cumprindo determinada ação por falta de vontade ou diversas outras possibilidades que levam ao negativo.


E é justamente ao contrário. É preciso aprender a dizer não e dizê-lo sempre que se achar ou se fizer necessário. Afinal, o sim, dito sempre, inclusive quando não se deve, leva a muitos problemas, atuais e futuros.


Um exemplo se encontra em você deixar de fazer as suas atividades profissionais para auxiliar nas atividades dos outros. E isso é muito comum. Normalmente, justamente por não se saber dizer não, as pessoas acabam se sujeitando a tarefas totalmente aleatórias e assim, deixam as suas de lado. Frases bem conhecidas, como: “faz para mim, é rapinho, simples”, são as mais utilizadas.


E agora, eu te pergunto: se é rápido, simples, por que a pessoa mesmo não faz? Ela fará o seu trabalho se você precisar? E ainda, quando o seu trabalho atrasar, quem lhe ajudará a termina-lo? Ninguém, certo?


São situações que, infelizmente, se repetem com frequência. No trabalho, na empresa, com os amigos. E, em todas elas, é possível dizer não.


Por que muitas pessoas não conseguem dizer não?


Normalmente quem não consegue dizer não o faz justamente por insegurança. É o medo do que as pessoas vão pensar, de como vão passar a te ver ou analisar. Outra característica que também faz parte deste perfil é a de controladora. Quem quer ter o controle de tudo, participar de todas as situações, costuma sempre aceitar ajudar para estar por dentro, inconscientemente, do que está acontecendo.


Quando este não, não é dito no trabalho, as consequências são fáceis de identificar: a princípio parece se ter a ideia de um funcionário dedicado e empenhado, mas logo se observam as falhas que começam a ocorrer por falta de tempo e comprometimento com as suas próprias tarefas. Alias, a falta de habilidade em dizer não, está totalmente relacionada com a produtividade da pessoa.


Colocando em prática o NÃO!


O que pode ser feito para mudar essa realidade? Como agir? De que forma? Como parar de dizer não agora mesmo e acabar com este conflito que acaba acontecendo com você todas as vezes que diz sim?


1. Peça para pensar:


Nem sempre é tão simples quanto parece simplesmente sair dizendo não. Por isso, uma possibilidade é dizer que, você vai pensar se pode, se dará certo e assim, refletir sobre a tarefa nesse meio tempo. Depois fica muito mais fácil negar, se esta for a sua escolha. Você poderá pensar na argumentação que será utilizada para isso.


O que precisa ser feito nesse tempo é colocar os prós e contras do pedido para identificação se o pedido atrapalhará ou não a sua rotina. O que pode acontecer é de a pessoa insistir que precisa de resposta imediata. Nesse caso, você pode confirmar que realmente precisa verificar se conseguirá e então, que se ela precisa dessa resposta nesse momento, é melhor que ela peça ajuda de outra pessoa, que possa lhe garantir a ajuda.


2. Crie sempre duas listas:


Criar duas listas fazem com que você consiga ter uma noção maior do que acontecerá dependendo da sua resposta. Nesse caso, na primeira, devem ser inseridas todas as consequências do seu sim. Já na segunda, as do não.


Não tente criar possibilidades, seja o mais real e simples possível. Exemplo: lista 1, se eu disser sim: terei que deixar de fazer a atividade x, adiar a y, desmarcar o determinado compromisso, mas ajudarei tal pessoa. Lista 2, se eu disser não: não ajudarei a pessoa tal, mas conseguirei terminar as minhas coisas.


Essas listas também podem te ajudar no sentido de organizar um momento específico em que seria possível auxiliar a pessoa sem prejudicar as suas atividades. Então você pode mostrar a pessoa isso. Exemplo: posso te ajudar, mas apenas se for na semana que vem, nesta tudo anda bem apurado.


Vale lembrar que, existem pessoas que não aceitarão o não e isso não é sua responsabilidade. Isso é problema da pessoa, que não sabe lidar com o não. É preciso tomar cuidado para não acabar virando refém dessa pessoa e das chantagens que esta fará.


3. Valorize a atividade solicitada antes de dizer não:


Uma dica para quem não sabe dizer não é primeiramente deixar claro que seria uma oportunidade única e incrível, se você pudesse, mas infelizmente não dará.


Dessa forma, a pessoa que lhe pediu ajuda, pode até não gostar do não, porém, o ego que terá com o seu comentário, fará com que, no subconsciente dela, ocorra o pensamento de que quem está perdendo com isso é você, por não participar de uma atividade tão benéfica.

Agradecer por ela ter lembrado de você também é importante. Dessa forma, fica muito mais simples da pessoa se convencer sobre o não.


4. Indique alguém que possa ajuda-la:


A tática que nunca falha é o não que vem junto a uma indicação. Do tipo: “é uma pena eu não poder te ajudar, mas conheço alguém que fará isso inclusive melhor do que eu”. Assim, a pessoa resolverá o problema dela, pois encontrará alguém que a ajude e você o seu, pois não precisará ajuda-la.


Depois de conhecer as possibilidades que podem ser utilizadas para dizer não, basta que estas sejam colocadas em prática. Você vai perceber que, a cada vez que fizer isso, mais fácil ficará, tanto para você, como para as pessoas que o receberão.


Asserttiva Desenvolvimento Humano

www.asserttiva.com.br

Telefone: 9 4564-7222

Email: contato@asserttiva.com.br

0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook Asserttiva
image-5.png

Asserttiva Desenvolvimento Humano
Vintage Office
Granja Viana, Cotia, SP

CNPJ 10.835.147/0001-55


 

©2018 Todos os direitos reservados à Asserttiva Desenvolvimento Humano powered by L.earn! Consulting.