A importância do planejamento para lançamento de novo produtos


O planejamento é uma das partes do trabalho que mais deve ser pensada, porém, muitas vezes acaba-se não dando tanta importância assim para ele.



E, quando a ideia é lançar um novo produto, esse planejamento se torna ainda mais importante. Isso porque, existem dois casos: os que estão lançando seu primeiro produto e os que já lançaram outros.

No primeiro caso, o planejamento deve ser bem minucioso, uma vez que, como é a primeira vez, tudo deve ser bem especificado ao organizar o seu lançamento, para que tudo saia como você imagina.

Já no segundo, quando outros produtos já foram lançados, as coisas se tornam um pouco mais fáceis, visto que, você já sabe como funciona o processo e pode trabalhar com os erros e acertos conseguidos com a experiência anterior.

Mas, como percebido, tanto em um caso, como em outro, o planejamento precisa acontecer.

Organize-se

Se o seu objetivo é a venda de um produto, antes de pensar na sua propagação, você precisa primeiro se organizar. Isso significa optar por uma metodologia, que pode ser uma agenda, planilha, sistema, em que você insira tudo aquilo que pretende colocar em prática, adicionando inclusive, quando e como fará isso.

Depois disso, será muito mais fácil visualizar os resultados que isso pode gerar e efetivá-los. Esqueça aquela ideia de que: vou fazendo e vendo no que vai dar.

Lembre-se que, ao lançar um novo produto, o seu foco é inovação e alcance de resultados, por isso é tão relevante conseguir passar para os seus clientes a credibilidade que deseja. E, sem organização, o processo contrário será passado.

Para vender é preciso fazer diferente

Em meio ao planejamento, você perceberá que, caso não faça algo que alguém nunca fez, dificilmente você fará sucesso, pois será apenas mais um. Enquanto alguns pensam em qualidades e outros em um excelente custo-benefício para seus clientes, que são coisas que todos os consumidores buscam, você pode pensar, por exemplo, nas duas coisas juntas. E ainda, junto com elas, a personalização do seu trabalho para cada um de seus clientes.



Vender é isso: mostrar o diferencial do seu trabalho e o quanto você se preocupa não apenas em vender, mas a conquistar clientes, que não efetivarão apenas uma compra com você.

Saiba identificar as oportunidades

Saber identificar as oportunidades e aproveitá-las é uma ótima forma de concretizar vendas. Isso porque, caso você não saiba, existem momentos que não são adequados para vendas. Já se foi o tempo, por exemplo, que nos primeiros dez minutos de conversa, o produto era oferecido. Isso acontecerá, no máximo, se o cliente for a sua procura, porque já conhece o seu trabalho.

A hora certa de ofertar o seu produto ou serviço é diferente para cada cliente. Para alguns, ela pode acontecer na terceira conversa, enquanto para outros, na oitava.

Por isso a importância de você conhecer o seu cliente e, quando tiver oportunidade, saber ouvi-lo. Tudo o que ele lhe disser poderá lhe ajudar a identificar estes pontos e assim, permitir que você saiba os momentos certos, as oportunidades de vendas que surgirem.

Cuide de seus clientes

A melhor forma de você obter sucesso no lançamento de produtos ou em qualquer coisa que fizer sempre será ter um bom relacionamento com os seus clientes e saber mantê-los. Isso porque, é muito mais fácil vender para um cliente que já te conhece e acredita no sue trabalho, do que para aquele que nem se quer sabe quem você é.

Este último, até que você prove o contrário, te verá como mais uma pessoa, oferecendo os mesmos serviços que outros cem já oferece, enquanto o seu cliente, saberá o diferencial que terá em sua contratação.

Saiba cuidar dele, manter o pós-venda sempre em dia, de forma que ele confie nas suas negociações. É claro que, sempre faça prospecção para conquistar clientes novos, mas os antigos devem ser mantidos.

Se você conseguir isso, este número, automaticamente só crescerá e isso significa que, você nunca terá problemas com relação a não ter para quem vender. Este cuidado com os consumidores, assim como todas as outras etapas, precisa novamente do planejamento.

Organize uma ou diversas estratégias que possam ir sendo personalizadas de acordo com o perfil de cada um de seus clientes e coloque-as em ação.

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