A importância de um CRM em vendas.

Atualizado: 15 de Ago de 2019

Se existe uma coisa mais importante para o vendedor do que a venda em si, é ter o controle dela. Dela, do dinheiro envolvido, do cliente que fechou a negociação e assim por diante.

Por que isso se faz tão importante? Imagine, por exemplo, que você não conhece o seu cliente. Ele apenas serve para comprar o seu serviço. Quais são as chances de ele ver na sua empresa algum diferencial e voltar a procura-la para novas negociações, se nem ele te conhece e nem você sabe nada sobre ele?


Ou ainda, se por algum motivo, ele tiver algum problema com o seu produto, você saberá como ajudá-lo sem conhecer o seu perfil? A forma como ele enxerga as coisas, o modo como reage a situações-problema, identificar isso, ajudaria de alguma forma? Pois eu te digo que sim, completamente.


Quando você tem o controle não apenas da sua venda, mas também do seu cliente, estabelecendo com ele um bom relacionamento e um excelente pré e pós-venda, todo o restante do processo passa a fazer sentido. E, automaticamente, as coisas passam a dar certo para você e para todos os envolvidos.



O que pode me ajudar neste controle?


É possível contar com a ajuda de sistemas específicos disponíveis hoje, que controlam as suas vendas. Chamamos esses sistemas de CRM (Customer Relationship Management). Dessa forma fica mais fácil não acabar sobrecarregado e se esquecendo de detalhes importantes, pois o sistema lhe lembrará do que for necessário.


Nos CRMs, você pode incluir, por exemplo, valores de entrada e saídas, dados de clientes que não podem ser esquecidos, valores, datas. Imagine, por exemplo, que todo cliente tem uma porcentagem de desconto em seu aniversário e ainda, é enviado a ele via ferramenta x, uma mensagem parabenizando-o. Como fazer isso sem um mínimo de organização? Você lembrará dias exatos das comemorações?


Isso pode até funcionar quando o assunto é pequenas empresas, mas até nelas, falhas serão comuns. E não será culpa de ninguém. Existem tantos outros afazeres, que esta tarefa pode passar despercebida. Por isso, é preciso se contar com possibilidades disponíveis atualmente. Elas estão aí para isso.


Porém, vale lembrar que, é preciso saber o que fazer com os dados conseguidos. De nada adianta o melhor sistema, se não existir alguém que o administre ou utilize seus dados em meio aos processos cotidianos.


Quanto aos gastos relacionados a estes sistemas, aplicativos, ferramentas, é possível inicialmente, contar apenas com os gratuitos. Eles possuem um desempenho excelente. Depois, caso houver necessidade, você contrata um que tenha mais possibilidades.


A comunicação entre a sua equipe


Caso você não venda sozinho, há um item que não pode ser deixado de lado de forma alguma: a comunicação entre a sua equipe. É esta comunicação que fará com que vocês tenham um controle do cliente. Sabe por quê?



O controle do cliente acontecerá quando o vendedor e o cliente se encontrarem satisfeitos com a negociação. A partir de então, a empresa passará a ter credibilidade para o consumidor. E, isto só acontecerá, se a troca de experiências e informações entre a equipe for algo comum, corriqueiro.


Trabalhar em equipe é entende que, uma parte complementa e ajuda a outra, pois o resultado é esperado por todos. Para isso, é possível realizar pequenas reuniões, diariamente ou semanalmente e, nelas, estabelecer metas, traçar objetivos e assim por diante.


Se for difícil para a equipe se comunicar presencialmente, este contato pode acontecer por e-mail, grupos do WhatsApp ou como julgarem mais importante. O essencial é que seja mantido o contato e que cada pessoa da equipe, vendedor ou não, contribua com a sua visão com relação às vendas.


Para controlar suas vendas, analise os seus resultados!


Uma das formas de ter o total controle de suas vendas é analisando os seus resultados. Isso porque, com esta análise será possível entender exatamente o que está acontecendo e, se o cenário não for positivo, trabalhar para que venha a ser.

Sem esta análise, se existirem problemas, dificilmente estes serão descobertos e então, se acreditará que as coisas, do jeito que estão, estão bem e podem continuar assim.

Passe a controlar as suas vendas e descubra que quem escolhe quais são os resultados que quer ter, é você, mas para isso, precisa primeiro analisar o que tem até aqui.


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