5 passos para se tornar um grande líder

Se tornar um líder respeitado é o objetivo de praticamente todas as pessoas que têm equipes. Isso porque, junto com o repeito vêm automaticamente diversas características positivas que fazem com que as pessoas que as possuem se destaquem e assim, passem a atuar em variados, concorridos e bem sucedidos cargos.


Segundo pesquisas, o sucesso das empresas depende em mais de três quartos do desenvolvimento de líderes dentro dela. Isso significa que, quantos mais líderes qualificados a empresa contar, mais chances terá de crescer e aí se encontra a explicação do motivo de tantas instituições focarem em treinamentos e promoções para os funcionários que tiverem destaque.


Mas afinal, que características o líder deve possuir? O que faz dele um funcionário diferente? É possível se tornar um líder? Ou já se nasce sendo um? Essas são algumas indagações feitas e, a partir delas, pode-se concluir que tudo relacionado ao líder pode ser construído, melhorado, adaptado.



O líder costuma ser flexível a mudanças, sabe desenvolver pessoas, tem criatividade e inovação como base de seu trabalho, além de colaborar quando o assunto é a sua equipe e ser obrigado a conhecer e administrar seus problemas. Obrigatoriamente ele também precisa estar atualizado e ser comprometido com tudo o que fizer. Em seguida, veremos mais a fundo estas características, entendendo-as.


E sim, ele pode se tornar um líder, não necessariamente se nasce sendo um. São as suas atitudes, a postura, a forma como se relaciona, pensa, age, é que fazem dele um profissional de destaque.


5 atitudes que te fazem ser um líder de sucesso:


Apesar de muitas atitudes serem necessárias para te fazer um líder bem sucedido, existem cinco que, se foram levadas à risca, produzirão o resultado que se espera. Vamos conhecê-las?

· Planejamento: essencial quando o assunto é liderança. Sem ele não é possível nem se quer ter controle de si, quem dirá comandar uma equipe. É através do planejamento que é possível fazer com que toda a equipe funcione, aconteça, dê certo. Este planejamento nem sempre precisa ter um padrão. O ideal é que cada líder decida, no decorrer do tempo, qual é o que se adapta melhor dentro da sua empresa e respectivamente, equipe.

· Estímulo e valorização: saber valorizar a equipe é fundamental para que esta produza cada vez mais e melhor. O líder precisa saber estimulá-la e assim, conseguir que o resultado esperado e cobrado. Isso porque, pessoas que não se sentem valorizadas, tendem a ficar insatisfeitas e assim, não fazer o seu trabalho com o êxito que outras, contentes, realizam.



· Promoção do desenvolvimento humano: o desenvolvimento pessoal é uma das características que melhor precisam ser trabalhadas nas pessoas de modo geral. É a partir dele que elas passam a se conhecer, traçar suas metas para conseguir alcança-las. É importante que o líder estimule a sua equipe a esse desenvolvimento. Encontrar em si o que for necessário para que assim, cada funcionário passe a ter um objetivo a ser alcançado na empresa.


· Conhecer o perfil da sua equipe, dar feedbacks, fazer a integração dela: só quem conhece a sua equipe, entende como ela trabalha, o que precisa ser melhorado, que consegue estas melhorias. Diferente disso, não há como existir evolução. Mas, o líder não precisa só fazer esta identificação. Ele precisa saber como passar ela para sua equipe de forma a estimula-la e não apenas reclamar do que observou. Ele precisa saber dar o feedback.


· Servir como exemplo, sabendo trabalhar com equilíbrio e aceitando opiniões, ou seja, ser um bom ouvinte. Mas, o líder precisa ser o exemplo, mostrar como realmente se trabalha, fazer o que espera dos outros. Um líder negativo jamais conseguirá a equipe que espera. E, um líder exemplo, não precisará nem se quer se esforçar para conseguir o que quer, uma vez que, mostrará como as coisas devem funcionar.


Estas cinco atitudes, aliadas a forma de saber coloca-las em prática, modificam toda e qualquer empresa, além da visão que se tem do líder. Lembre-se que, após se tornar um, o trabalho só está começando, diferente do que alguns pensam, que então se chegou onde queria e se pode parar de se esforçar.


É preciso pensar: o que você já faz? O que ainda pode ser feito? Como fazer? E então, é só colocar em prática.


Comunicação: delegar e dar feedbacks


Além de todos os pontos já citados, pode-se dizer que o resumo dos cinco se encontra em, após planejar, dar o exemplo, desenvolver e valorizar a equipe, saber utilizar a comunicação para delegar tarefas. Esta delegação é a base para que a sua equipe te veja como um líder e não apenas um mandante que não sabe como melhorar a produção do trabalho.


O líder precisa ser a referência para sua equipe, a pessoa que é procurada quando se precisa de ajuda ou até para comentar pontos positivos que vem dando certo e devem continuar acontecendo.


E, essa comunicação só acontecerá da melhor forma, se o líder entender que o seu trabalho só funcionará se a sua equipe colaborar. Alguns líderes costumam se sentir superiores e acham que o seu trabalho é mais importante e acabam, por conta disso, não conseguindo administrar o cargo. É preciso entender que as partes se complementam e assim, permitir que todas elas trabalhem juntas, em sintonia e utilizando a comunicação como base.


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