4 dicas para vencer a procrastinação

Atualizado: 31 de Ago de 2019

A procrastinação é, sem dúvidas, um dos problemas que mais impede as pessoas de chegarem aonde desejam. Isso porque, ela faz com que as pessoas encontrem diversas outras coisas para fazer no lugar daquilo que realmente precisam realizar e assim, as responsabilidades atrasem por completo.


O que precisa ser analisado, quando se pensa dos problemas da procrastinação é tudo que acaba se perdendo por conta dessa falta de foco e o que poderia ser ganho, se isso não acontecesse. O quanto procrastinar prejudicou seu trabalho? Te fez perder oportunidades? E sua vida pessoal?



Elementos que contribuem para a procrastinação


Você sabia que existem elementos específicos que te fazem procrastinar? E estes, são diversos. Alguns deles, em maior escala. Vejamos alguns:


· Adiamento da realização das tarefas: só quem procrastina muito sabe do que eu estou falando. Adiar as tarefas para outro momento é um caminho sem volta. Quando você se dá conta, ela já foi adiada pelo menos três vezes e não há mais nem tempo e nem desculpas para adiar pela quarta vez. Então o desespero começa a aparecer e a conclusão é uma tarefa feita mais ou menos, porque foi o que deu para ser feito naquelas condições.


· Falta de confiança: a falta de confiança é um dos pontos que prejudica muito a realização das tarefas e assim, auxilia a tão temida procrastinação. Isso porque, achar que você não está preparado para realizar aquilo ou ainda, pensar que em outro dia, num outro momento as coisas serão diferentes, prejudica todo o processo. Quando se vê, essa autoconfiança continua sem aparecer e agora você só gerou mais um problema: a não realização da atividade.


· Não ter afinidade com o que precisa ser feito: você já foi obrigado a fazer algo que não queria? Inclusive sobre um assunto que você não tem afinidade ou domínio nenhum? Isso com certeza auxilia na procrastinação. Coloca-se tudo como prioridade, menos a atividade e assim, as coisas passam a não dar certo nunca. Quando se vê, já se perdeu o controle do tempo e das necessidades que a atividade exigia.


Quais são as consequências da procrastinação?


Podem ser muitas. Quando o assunto é o trabalho, além de atrasos nas entregas e possivelmente problemas com o seu chefe e clientes, as frustrações pessoais também são muitas. Estas podem envolver sentimentos como a culpa, o estresse, a tristeza e, o mais complicado, a desmotivação.



📷

Um funcionário desmotivado não consegue render o que seria o mínimo esperado pela instituição. E isso não é ruim só para a empresa, mas principalmente para ele, que passará a fazer suas tarefas apenas por obrigação.


Quando o assunto é a vida pessoal, as consequências são tão graves ou ainda mais, uma vez que, as desculpas para não se alcançar os objetivos vão sendo sempre adiadas. A dieta que vai começar apenas na segunda-feira, não se sabe de qual semana, as atividades físicas para as quais não se sobra tempo e os inúmeros motivos para adiar aquela consulta médica mais do que necessária.


Como posso vencer a procrastinação em 4 passos?


Com base no que vimos, percebemos que a procrastinação não possui nada de positivo e, por isso, precisa começar a ser trabalhada imediatamente. Mas de que forma isso pode ser feito? Qual é a melhor forma? Em sequência, veremos 4 passos para parar de procrastinar agora.


1. Defina metas e se alivie com o dever cumprido: definir metas é uma das coisas que mais fazem com que resultados aconteçam. Isso porque, ao defini-las, é possível separar, selecionar, o que realmente é importante e não pode ser adiado, daquilo que pode ficar para segundo plano. Além disso, ao termina-las, lembre-se de anotar, riscar, tirar da sua lista. Assim, a sensação de dever cumprido permitirá que você não procrastine.


2. Mantenha o foco: apesar de óbvia, esta é uma questão que precisa ser trabalhada. Manter o foco é fundamental quando o assunto é se chegar aonde se deseja. E, para que isso aconteça, é preciso não sossegar até que determinada tarefa seja cumprida. Nada de começar cinco coisas ao mesmo tempo. Foque em apenas umas, conclua-a e só então inicie outra. Se for o caso, faça pequenas pausas, mas nada de adiamentos.


3. Evite distrações: distrações devem ficar longe de seu planejamento se o seu objetivo é não procrastinar. Fique longe de tudo que possa te distrair, como o celular, a televisão, as redes sociais. Entenda que, quanto antes você terminar aquela tarefa, mais rápido poderá aproveitar as tão prazerosas distrações, porém, nesse caso, sem preocupações.


4. Utilize a Técnica Pomodoro: esta técnica permite que pequenos intervalos sejam possíveis em meio a sua produção. Ela ocorre da seguinte forma: são estabelecidos períodos em que se tem um foco total na realização daquela tarefa, exemplo: vinte e cinco minutos. Então, se faz um intervalo de cinco minutos, para descanso absoluto. Após quatro repetições da técnica, o descanso passa a ser de trinta minutos. Então, você deve estar se perguntando se realmente funciona, uma vez que, o tempo de descanso é relativamente alto e isso pode fazer com que o foco se perca. Mas, o tempo que se dedica a uma tarefa precisa ser com desempenho total e não pela metade, por isso estes intervalos equivalem a reposição das energias para que, quando se volte, a tarefa seja concluída com êxito.


Sem dúvidas há diversas outras estratégias que podem ser utilizadas para se vencer a procrastinação, mas estes 4 passos, iniciados hoje, farão com que você nem se lembre do significado da palavra.


Asserttiva Desenvolvimento Humano

www.asserttiva.com.br

Telefone: 9 4564-7222

Email: contato@asserttiva.com.br

0 visualização
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook Asserttiva
image-5.png

Asserttiva Desenvolvimento Humano
Vintage Office
Granja Viana, Cotia, SP

CNPJ 10.835.147/0001-55


 

©2018 Todos os direitos reservados à Asserttiva Desenvolvimento Humano powered by L.earn! Consulting.